Miolando

25 outubro, 2007

diária (2)

"as missas; compor uma missa nos dias de hoje é tão importante como será a criação da ópera e a elaboração da sinfonia anos mais tarde. sabias que uma missa se divide em várias partes? kyrie, glória, credo... e que poderão ser mais de uma dezena em dias solenes (missa solemnis) - a missa "ordinária" terá cinco ou seis, no máximo. a polifonia renascentista: o feliz e progressivo abandono do cantochão, do cantus firmus medievo, várias vozes interdependentes, contrapontísticas, a invenção de linhas para além do tenor, a técnica da imitação, o tempo dos cânones, o pensamento único, horizontal, a dar origem a um elaborado sentido vertical do acorde, da harmonia, da ascensão em voo a deus... e mais, que dizer-te, muito mais, deste ano de 1556 em que vivo sobreviverão as missas, as missas e os motetes, serão lembrados unicamente os nomes mas duvido que os corpos, nem as lembranças que lhes guardamos se as não anotarmos, as letras mas não as coisas que tocamos e que as letras contam, é assim, tantas vezes dou por mim preso neste passado que a música não salva, não salva mesmo, venham poetas e músicos afirmar diferente mas não salva, sei-o, eu que com o meu canto permanentemente asfixiado nas melodias de josquin e nas vozes de lassus (entregaram-me há pouco um motete de tallis, cantaremos amanhã na catedral) queria apenas ter sido teu homem e ter sido pai de filhos nossos" eugénio alves da cruz. porto. 24 de outubro de 1556

Só para dizer...

  • como gosto de te ler...a quatro mãos. beijo, eu

    teclado por Anonymous Anónimo, em 25 outubro, 2007  

  • se poderia chamar-se

    angústia

    mágoa

    infância

    ardendo

    ainda

    no prumo

    do tempo


    ...

    teclado por Blogger luci, em 27 outubro, 2007  

  • dificil de comentar.

    eugénio...pois. muito difícil.


    mas a música ouve-se. curiosamente.

    viaja no tempo ela................









    beijO

    teclado por Blogger un dress, em 27 outubro, 2007  

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