diária (2)
"as missas; compor uma missa nos dias de hoje é tão importante como será a criação da ópera e a elaboração da sinfonia anos mais tarde. sabias que uma missa se divide em várias partes? kyrie, glória, credo... e que poderão ser mais de uma dezena em dias solenes (missa solemnis) - a missa "ordinária" terá cinco ou seis, no máximo. a polifonia renascentista: o feliz e progressivo abandono do cantochão, do cantus firmus medievo, várias vozes interdependentes, contrapontísticas, a invenção de linhas para além do tenor, a técnica da imitação, o tempo dos cânones, o pensamento único, horizontal, a dar origem a um elaborado sentido vertical do acorde, da harmonia, da ascensão em voo a deus... e mais, que dizer-te, muito mais, deste ano de 1556 em que vivo sobreviverão as missas, as missas e os motetes, serão lembrados unicamente os nomes mas duvido que os corpos, nem as lembranças que lhes guardamos se as não anotarmos, as letras mas não as coisas que tocamos e que as letras contam, é assim, tantas vezes dou por mim preso neste passado que a música não salva, não salva mesmo, venham poetas e músicos afirmar diferente mas não salva, sei-o, eu que com o meu canto permanentemente asfixiado nas melodias de josquin e nas vozes de lassus (entregaram-me há pouco um motete de tallis, cantaremos amanhã na catedral) queria apenas ter sido teu homem e ter sido pai de filhos nossos" eugénio alves da cruz. porto. 24 de outubro de 1556
Só para dizer...
como gosto de te ler...a quatro mãos. beijo, eu
teclado por Anónimo, em 25 outubro, 2007
se poderia chamar-se
angústia
mágoa
infância
ardendo
ainda
no prumo
do tempo
...
teclado por luci, em 27 outubro, 2007
dificil de comentar.
eugénio...pois. muito difícil.
mas a música ouve-se. curiosamente.
viaja no tempo ela................
beijO
teclado por un dress, em 27 outubro, 2007
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